Patente da Apple revela detalhes de um novo trackpad
A qualidade e a durabilidade dos equipamentos da Apple são indiscutíveis e como empresa referência em design, usabilidade e experiência, imagino o quanto a cabeça dos principais engenheiros devem ferver 🤯 para encontrar sempre novas soluções para ser referência em um mercado hiper competitivo como da tecnologia.
Há quem diga, que depois da morte de Steve Jobs, a Apple pouco tem apresentado ao mercado tecnológico, especula-se inclusive que o próximo iPhone terá um design muito parecido com os do iPhone 4 e 4s, que utilizavam carcaça de alumínio (espero que eles se lembrem do problema com a interferência da antena) 😒.
Novidades em breve?
Mas para a alegria de nós mero mortais, uma nova patente revela detalhes interessantes sobre um novo modelo de trackpad que poderá estar nos próximos MacBooks.
Quem não gostaria de poder redimensionar e configurar o TrackPad.
Olhando em um primeiro momento, pode parecer estranho e impraticável, pois imagina digitar algo no teclado com esse trackpad enorme afetando e comprometendo aquilo que estamos trabalhando na tela.
Mas é justamente aí que está o “algo inovador”, não seria perfeito poder aumentar ou reduzir o tamanho do trackpad, ou mesmo ajustando para um lado ou para o outro?
A TechSpot reforça que “a área do trackpad pode ter sinos e assobios, incluindo feedback tátil, gráficos de aplicativos e até confirmação visual de toques e movimentos dos dedos, como uma trilha de luz na ponta dos dedos.“
“O problema óbvio é que as pessoas podem continuar tocando a área do trackpad enquanto digitam, pois a maioria usa a área abaixo do teclado como um descanso para o pulso.
Mas, de acordo com a patente, os módulos de detecção de toque serão usados para evitar interações acidentais.”
Alguns notebooks já mostram novidades nos trackpads, um exemplo disso é o Zen Book Pro 14 da Asus, que possui um ScreenPad multifuncional, que pode ser utilizado como calculadora, music player, tela secundária e até calendário.
E qual a novidade se a Asus já fez?
A principal diferença é que o ScreenPad da Asus, tem um tamanho delimitado, sem a possibilidade de redimensionar ou alocar em outro lugar.
Alguns poderão até falar do ASUS ZenBook Pro Duo UX58, mas a dinâmica é diferente, pois ele trouxe o teclado para baixo, colocando o screen para cima, conforme imagem abaixo:
Tanto o design quanto o conceito são diferentes em relação a patente da Apple.
Mas me contem nos comentários o que achou a ideia da Apple? 😀
OBS.: A imagem em destaque, é um designer Jules Moretti, de 2012.